quinta-feira, 24 de maio de 2012



O seguinte projeto tem como tema : Motivação, Metas e Foco. Os professores que aqui trabalham têm licenciatura plena, o que  acarreta facilidades da elaboração e execução de atividades. A formação profissional não se esgota na conquista de um certificado ou diploma. A nova política educacional vigente na LDB 9394/96, estabelece a educação continuada, permanente, como forma de atualização, especialização, e aperfeiçoamento de jovens e adultos, auxiliando-os em seus conhecimentos tecnológicos
Problema:
O problema deverá ser levantado a partir de uma lacuna ou situação que seja observada durante visita à instituição e entrevista com o gestor da mesma, visando obter dados que viabilizem a alocação de questionamento pertinente que possa demandar uma necessidade de capacitação de docentes.
Ao visitarmos a Escola Técnica de Ceilândia observamos que uma de suas problemáticas é a motivação dos professores, com base nesta informação resolvemos desenvolver um trabalho de busca desta motivação.
Apesar de competentes, gastam tempo e energia para encontrar, no dia-a-dia, soluções para uma série de problemas que costumam afligir a maior parte de seus colaboradores, bem como o próprio clima e motivação das pessoas. Pensando nisso resolvemos desenvolver algumas reflexões sobre a motivação do professor, pois a grande maioria ingressa em uma escola para desenvolver aulas de sua disciplina e pronto. Deixando de lado o trabalho em equipe e as possibilidades de um maior crescimento, diferenciado e somado aos demais colaboradores.
E qual é o problema das equipes, em uma escola então? O problema é que as pessoas continuam sendo avaliadas e consideradas de maneira individual. Apesar de reagimos de forma diferente, pensamos de forma diferente e talvez sejamos muito diferentes. Temos que buscar uma soma, pois um trabalho em equipe é indispensável, e a motivação pode vir por vários meios.

Objetivos da capacitação:

O objetivo primordial e colaborar de maneira efetiva para uma melhoria na qualidade de ensino da instituição oferecendo as professores a oportunidade de capacitação profissional proporcionando-lhes aptidão de enfrentar os desafios e as adversidades encontradas no cotidiano.
            Oportunizar aos professores da instituição um enriquecimento na sua capacitação profissional, assim aumentando sua auto-estima, motivação e habilidades de ensinar. Promover aos professores da instituição, um incentivo profissional, proporcionando-lhes capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades encontradas
Justificativa:
Segundo Martins (2008)a  troca de experiências pode ser uma ação simples e fácil para desenvolver educadores. P----- PAGINA 01 ---poodemos melhorar os resultados se investirmos mais nas orientações. Não basta selecionar os melhores é necessário que os professores mantenham-se sempre atualizados. O interesse na prática docente é comum aos sistemas de ensino seja na formação inicial ou formação na continuada.

            Segundo a mesma autora, é preciso usar vários métodos para criar vínculos entre os docentes para que as melhores estratégias sejam compartilhadas como: trabalhos em grupos, debates, cursos variados, capacitações etc. As dificuldades se iniciam com a superação das deficiências adquiridas na formação inicial. Não é só o aluno que precisa de um bom professor para aprender. O educador também necessita de bons formadores para fazer a diferença na sala de aula.

            Observa-se que existe grande impacto na aprendizagem quando há iniciativas de capacitação em serviço, isso costuma ser direto - e rápido. Martins (2008) relata que “no Japão um dos países mais desenvolvidos nesta área, a formação de serviços não acabe nunca: políticas públicas garantem que os professores ganhem conhecimentos ate a aposentadoria.”
A autora propõe ainda que se lance mão de outro estímulo: que são as atividades em equipe. Para ela é mais fácil que os docentes elaborem, planejem e reflitam sobre seu planejamento e material didático quando estão em grupo, ou seja, com seus pares, assim como se sentirem à vontade para visitar a sala de aula dos colegas para observarem seu trabalho.

            Martins (2008) relata que:
Atualmente, diversos municípios brasileiros investem na formação em serviço para melhorar a instrução dos professores (em alguns casos, até para “substituir” a formação inicial). O problema é como isso tem sido feito. "O currículo e o cronograma precisam ser discutidos com os participantes. É necessário casar a teoria do curso com a prática em sala de aula para que a formação seja realmente útil",

            Há que se reconhecer que muitos têm uma fraca formação inicial, outros, nem a têm, isso amplia cada vez mais as necessidades de qualificar os profissionais.
Fundamentação teórica:
Muito se tem falado sobre a necessidade de atuar diretamente sobre a formação continuada dos docentes. Certamente estes não são os únicos profissionais que estão nesta situação. A formação continuada é mais que necessária, é condição imprescindível à estabilidade e sucesso de qualquer profissional. Em se tratando de docentes da educação profissional isso não seria diferente.

            Assim, declara Boanafina e Soares (2011, p 4)
Autores como Kuenzer (2000) e Ramos (2001) destacam as grandes contradições existentes na LDB que, em seu texto, ao conceber um caráter de  flexibilidade a educação profissional estaria mantendo e fortalecendo as diferenças sociais, uma vez que a qualificação profissional, o mínimo necessário para inserir uma pessoa no mundo produtivo, reduziria os gastos do Poder Público frente a uma,
           
            Observa-se atualmente uma notória intenção do governo de incrementar os gastos com a educação profissional ao que Kuenzer nos diz:

“(...) educação científico-tecnológica e sócio-histórica de qualidade para todos, condição necessária para o exercício de uma cidadania que compreende o  direito universal de participar da produção de bens materiais, culturais e políticos (...)”. (KUENZER, 2000, p.94).
  
            A preocupação do governo é cabível, porém sabe-se que houve uma extrema despreocupação por parte das políticas educacionais em realmente oferecer condições para que esta modalidade de ensino se estabelecesse no país e pudesse atender de fato às necessidades e carências do setor produtivo.

            Para Boanafina e Soares (2011) o processo de formação contínua contribui com elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos professores além de ter os objetivos organizacionais e profissionais a serem alcançados, tais como:
o Aprender e praticar inovações no trabalho;
o Sentir avanço na carreira profissional;
o Sentir confiança na organização;
o Participar no desenvolvimento da visão e da estratégia da organização.

Ainda para Boanafina e Soares (2011, p 7)
A formação do trabalhador, por imposição da dinâmica do mundo produtivo, no final do século XX passou a solicitar a educação no lugar da simples qualificação, ou seja, o saber-fazer deixou de ser suficiente, sendo necessário um conjunto de saberes envolvendo, além da aprendizagem de técnicas, o desenvolvimento de comportamentos inter e intrapessoais.


            O tempo demonstrou que os métodos de produção e de serviços já não atendiam as necessidades do mercado e, produzir, requeria modificar os serviços e torná-los mais eficientes, isso significaria então, maior capacitação dos funcionários, o que necessitaria de maior assimilação  dos conhecimentos e dos conteúdos  para passar de uma simples qualificação para saber fazer  o que  era necessário, envolvendo não só as pessoas, mas as técnicas.
             Segundo Deluiz (1996, p.18)
“O trabalho já não pode ser pensado a partir da perspectiva de um determinado posto, mas de famílias de ocupações que exigem competências semelhantes aos trabalhadores. Não se trata mais, portanto, de uma qualificação formal/qualificação prescrita/qualificação do trabalhador para desenvolver tarefas relacionadas a um posto de trabalho, definida pela empresa para estabelecimento das grades salariais, ou pelos sistemas de formação para certificação ou diplomação, onde as tarefas estavam descritas, codificadas e podiam ser visualizadas, mas da qualificação real do trabalhador, compreendida como um conjunto de competências e habilidades, saberes e conhecimentos, que provêm de várias instâncias, tais como, da formação geral (conhecimento científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social (qualificações tácitas)”.

            Esta nova realidade apresentou-se como uma nova forma de relação entre educação e trabalho, isto é, há uma relação direta, que mais que nunca tem que se mostrar eficiente, reduzindo as desigualdades e articulando-se com as diversidades de um país que não só e grande em extensão territorial, mas em nível populacional e que nunca teve espaço para a aprendizagem, visto que é um país culturalmente despreparado.

Conteúdo:
Trabalho em equipe
Autoconhecimento
Liderança
Cidadania
Motivação
Desenvolvimento pessoal
Procedimentos metodológicos:

O projeto será aplicado em 3 dias subdividido em vários momentos.

1º dia

 1º Momento: Leitura da mensagem “Obra de Arte”, de Roberto Shinyashiki, em slide.  Discussão e debate sobre a mensagem a partir de alguns questionamentos, como:
● O que estamos fazendo com as “ferramentas” que Deus nos deu?
● Que pessoa estamos escolhendo ser?
● Como está sua participação no processo de autocriação?














'“Obra de Arte” de Roberto Shinyashiki'




2º Momento: 1ª atividade: Cada participante escreve o nome em um papel, junto com uma frase que defina o papel de líder. Cada participante se apresenta e socializa sua definição do que seja ser um líder.

3º Momento:
Dinâmica dos bichos: 1º Escreva o nome de um animal que você gostaria de ser e que não voe, e por quê.
2º Escreva o nome de um segundo animal que você gostaria de ser e que não voe, e por quê.
3º Escreva o nome de um animal que você gostaria de ser e que voe, e por quê.
Resultado:
1º Animal: Como você se vê.
2º Animal: Como os outros te vêem.
3º Animal: O que você realmente é.
Socialização dos resultados para o grupo. Abordagem de alguns questionamentos, como:
Você está contente com o resultado? Está contente com o que você é? Você está sendo um líder de sua própria vida ou está sendo liderado? Que imagem você está construindo de si mesmo?  Está sendo objeto ou personagem de sua própria história?

2º dia

4º Momento:

Apresentação em slide, sobre alguns aspectos relevantes para a liderança, a motivação e o desenvolvimento pessoal, como:
● O mundo e você: desempenho, imagem pessoal, visibilidade e comunicação;
● Relacionamento interpessoal e intrapessoal;
● Conhecimento de si: autoavaliação, feedback e projeção de futuro;
● Planejamento pessoal, missão pessoal e visão pessoal;
● Foco, projeto de vida, auto organização e motivação pessoal;
● Inteligência emocional: auto conhecimento, auto controle, auto motivação, empatia e sociabilidade.























5º Momento:
Vídeo: Metas e foco ( A Era do Gelo 2)


























Discussão com a turma sobre a necessidade de estabelecer metas e manter o foco para alcançar o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Dividir a turma em 2 grupos. Um grupo irá fazer um cartaz  com pessoas consideradas líderes, sobre como definem: O que é liderança, o que é ser líder, como se tornar um grande líder, características de um grande líder, dificuldades que um líder enfrenta.
O segundo grupo também irá fazer um cartaz, mas com pessoas consideradas lideradas, sobre como definem: O que é liderança, o que é ser líder, o que esperam de um líder, qual o papel de um líder, maiores erros de um líder, características de um grande líder.

3º dia

6º Momento:

Apresentação dos cartazes e discussão em plenária pelo próprio grupo sobre os temas abordados.

7º Momento:
Apresentação do Clipe sobre motivação e liderança:  Desafiando Gigantes






























Discussão com a turma sobre o vídeo apresentado.
Apresentação, em slide, sobre os Dez mandamentos para a mudança necessária em você
1º NÃO TENTE CONTROLAR O INCONTROLÁVEL
2º NÃO ESPERE QUE OS OUTROS REDUZAM SEU STRESS
3º DECIDA MUDAR
4º NÃO SE ARME EM VÍTIMA
5º NÃO TENTE JOGAR UM NOVO JOGO COM VELHAS REGRAS
6º NÃO CRIE A EXPECTATIVA DE QUE, NUM CURTO PRAZO, O BÔNUS DA MUDANÇA SUPERARÁ AS PERDAS.
7º NÃO FAÇA PARCERIAS COM AQUELES QUE NÃO APROVAM A MUDANÇA
8º NÃO FINJA QUE CONCORDA
9º NÃO SEJA O PORTADOR DA MENSAGEM DE QUE AS MUDANÇAS TRARÃO O PIOR.
10º A MUDANÇA ACONTECE DE DENTRO PARA FORA.


















Deixar o seguinte questionamento para a turma, onde cada um irá fazer no cronograma abaixo, o seu próprio compromisso pessoal:
















O QUE VOCÊ VAI FAZER  PARA SER UM AGENTE DE MUDANÇAS E NÃO UMA VÍTIMA DELAS



Encerrar com o Clipe da música Vencendo o Impossível, de Jamily

                                   
Recursos:

Slides
Folha
Lápis
Revista
Tesoura
Cola
Filme

Cronograma:
O projeto será aplicado em três dias subdividido em vários momentos.
Aproximadamente 60 minutos cada dia.
1º dia: 1º momento, leitura da mensagem “Obra de arte”
2º momento: 1ª Atividade: Onde cada participante escreve o nome em um papel, junto com uma frase que defina o papel de líder. Cada participante se apresenta e socializa sua definição do que seja ser um líder.
3º momento: Dinâmica dos bichos.
2º dia: 4º momento: apresentação em slide sobre Liderança.
5 º momento: vídeo: Metas e focos.
Fórum para debate sobre o que foi visto
3º dia: 6 º momento: apresentação de cartazes e discussão
7º momento: clipe sobre Motivação e Liderança: Desafiando gigantes.
Apresentação dos dez mandamentos para mudança
8º momento: Questionário.
Encerrar com um clipe da música Vencendo o impossível, de Jamily.
Avaliação:

Os alunos serão avaliados através dos debates, da socialização das filmagens usadas, os recursos tecnológicos, na exposição de painéis, na reelaborarão de conceitos e na elaboração de itens para compromisso pessoal de mudança.
Referências Bibliográficas:
BOANAFINA, AndersonSOARES, Lilian. Autoavaliação de Curso: uma proposição metodológica para a educação profissional.. Disponível em http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT3/AUTOAVALIACAO_DE_CURSO.pdf. Acesso em 29/04/2012
 Conduta do professor e motivação dos alunos. Disponível em.<http://educador.brasilescola.com/etica/conduta-professor-motivacao-dos-alunos.htm> Acesso em 25/04/2012
DELUIZ, N. “A globalização econômica e os desafios à formação profissional”. In: Boletim Técnico Senac. Rio de Janeiro, nº 22(2), maio/ago./ 1996, pp. 15-21.

Dinâmicas de Motivação para Educadores e Professores. Disponível em. <http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-motivacao-para-professores-e-educadores.php> Acesso em 25/04/2012.

KUENZER, Acácia Z. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: FERREIRA, Naura C. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

Martins, Ana Rita. Aprender sempre para ensinar mais. Disponível em http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/capacitacao-professores-401074.shtml. Revista Nova Escola 1º/08/2008 Acesso em: 28/04/2012.

 MARQUES, Ramiro. Motivar os Professores. Disponível em. <http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/Motivar%20os%20Professores%201.pdf> Acesso em: 28/04/2012.

Metas e focos: A era do gelo 2 disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=ltQDS_qEj2s. Acesso em 20/04/2012.

Motivação do professor. Disponível em: <http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=3324>. Acesso em: 21/04/2012.


Motivação e liderança: Desafio de gigantes. Disponível em: <ttp://www.youtube.com/watch?v=FkPQ3jScJds>. Acesso em: 21/04/2012.


Obra de arte, Roberto Shinyashik. Disponível em: <http://www.myplick.com/view/9T862blnmxy/Auto-Ajuda-Obra-De-Arte-Roberto-Shinyashiki> Acesso em 28/04/2012.


Princípios e Técnicas de Motivação. Disponível em: HTTP://professoraaldeia.net/tecnicasmotivação.htm. Acesso em 22/04/2012.

RAMOS, Marise Nogueira.  Pedagogia das competências: autonomia ou  adaptação? São Paulo: Cortez, 2001

Vencendo o impossível. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=y59PR6LaewQ&feature=related.  Acesso em 22/04/12





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