quinta-feira, 24 de maio de 2012


Esquema – Corporal e Órgãos dos Sentidos:

A prática pedagógica é alicerçada na metodologia de Piaget (Teoria Piaget - que se caracteriza por ser um método construtivista, por visar um trabalho grupal, propiciando o conhecimento do  aluno por meio do  contato direto com os objetos dos seus conhecimentos e da interação, com outros colegas, professores, entre outros. Essa visão preocupa-se em garantir aos alunos a possibilidade de um completo desenvolvimento, intelectual e sócio-emocional, que considera como a primeira tarefa de uma educação a formação de um raciocínio. Essa metodologia utiliza atividades espontâneas. Da criança, objetivando a construção e suas. 

Problema:

É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los. A escolha se deu  após algumas aulas e observações, alem de  algumas discussões na própria creche, devido ao contexto em que está inserida. A escolha do tema do projeto “ESQUEMA CORPORAL” deve-se ao fato de que alguns alunos apresentam necessidades de cuidados com o seu corpo e por ser uma comunidade de  baixa renda e na qual os pais têm características culturais isto se amplia.

Objetivos da capacitação:
1º Compreender que a limpeza do corpo, principalmente cabelos, pés e mãos são muito importantes.
2ºInformar aos alunos sobre os cuidados com a saúde bucal.
3º Adquirir bons hábitos de higiene em todos os lugares e ocasiões que os ocupam.
4º Incorporar  a higiene em seu comportamento de forma espontânea.
Identificar todas as partes do corpo.
6º Reconhecer os sentidos.
7º Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos.
8º Vestir-se e desvestir-se sozinhos.

Justificativa:
Os alunos precisam responsabilizar-se e ter uma  crescente autonomia por sua higiene corporal, percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto, faz-se necessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, limpeza de cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde individual e coletiva. É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.
Deveríamos ter motivos desde criança até quando idosos em nos preocupar com a higiene do nosso corpo e só assim teríamos uma boa saúde e retardaríamos as doenças e a velhice precoce. A tese do projeto é de conscientizar a Higiene do corpo percebendo que a higiene é importante em nossa vida, fazendo com que eles reflitam quais são as partes essenciais que deveremos limpar todos os dias do corpo.

Fundamentação teórica:

Não podemos desconsiderar que se a criança na tiver uma boa educação, não terá bons hábitos de higiene. Onde a escola e o meio que a faz interagir com o que e correto ou não.alem da escola e considerável que se trabalhe em casa também, pois se a mesma não tiver o suporte em casa o trabalho feito na escola terá sido em vão.
Sendo assim devemos sempre estar cultivando os bons modos de hábitos saudáveis seja na pratica ambiental coletiva ou corporal pessoal, onde podemos ensinar para aqueles que não conhecem a importância das mesmas ou ate mesmo para reforçar o que já se sabe.
Segundo o Referencial teórico (1997, p.89) “Saúde é o estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”
Segundo Guedes (2008)
“Dependendo do modo que o assunto for abordado poderemos levar os alunos a criar vínculos de responsabilidades não só em relação a sua saúde mais em todos a sua volta, sempre respeitando os possíveis limites e tomando sempre o cuidado para não passar do ponto.”
O uso continuo de produtos que melhorem a higiene e considerada uma pratica que deve ser constante onde pode trazer os benefícios para nos seres humanos. Podemos assim dizer que são maneiras de se prevenir as doenças para que assim, podemos estar de bem com o nosso corpo. Os padrões de higiene têm aumentado de acordo com que as doenças sócio-epidemologicas aumentam isso mostra que estes padrões tentam mostrar tão qual e a importância de sempre estar tomando varias medidas para promover a saúde entre a população que pode estar relacionada com a melhoria na higiene.
Grande parte das doenças que são infecto-contagiosas são encontradas, na maior parte das vezes em locais que possuem baixos padrões de higiene e limpeza, podendo havia uma ligação com o tipo de educação que se teve, ou melhor, que não teve inicialmente.Através de mutirões e instruções podemos aderir novos métodos que podem ajudar a sociedade não só a melhorar a saúde mais também como se comportar em relação a sua higiene e a dos outros.
Guedes(2008) considera que:
“Se levarmos em conta como a escola tem trabalhado podemos perceber que a mesma influencia na  maneira de formar cidadãos   capazes de cuidar da sua própria higiene como auxiliar na do próximo. Assim conclui-se que a escola pode ser a principal mentora de tudo porem não e a única.”
Quando se for trabalhar com a higiene corporal com as crianças, e necessários que se construam os conceitos em cima do que elas já sabem, podendo adequar a linguagem para o meio delas para que se possam compreender associando cada informação com atitudes realizadas no dia a dia. E sempre importante na hora de praticas de higiene as crianças estarem sempre acompanhadas de um professor orientador por que uma visão de fora e de extrema importância para que se possa facilitar o aprendizado e a compreensão para adquirir novos conhecimentos sobre a quais são as condições de vida que a população se integra e sobre atos que se tornam decisivos no cuidado com o corpo. a partir do momento que o aluno perceber que tais hábitos são indispensáveis  para se viver melhor, em determinada hora poderá as colocar em pratica regularmente.É a partir daí que possíveis duvidas poderão aparecer, e é neste momento que se torna necessário o educador. Ser saudável e levar em conta que o corpo necessita de cuidados especiais e que tais cuidados possibilitam grandes benefícios.
Segundo o referencial teórico (1997, p.38):
Para o aluno conseguir distinguir diferentes hábitos, o mesmo precisa inicialmente conhecer o seu próprio corpo, sabendo que cada um e diferente do outro eles apresentam características diferentes e que apenas ele pode ter contanto. E que atitudes como essa favorece o respeito tanto individual como coletivo em relação às outras crianças.
Se os alunos não conhecem as características do seu corpo não terá noções para poder identificar as atitudes que podem contribuir para o não desenvolvimento pessoal.
Ainda de acordo com o referencial teórico (1997, p.39):
“Cada pessoa aprende em tempos e maneiras diferentes, associando as idéias que são expostas pela família X escola. E se o professor identificar tais idéias poderá contribuir decisivamente na formação do conceito de higiene de cada um. Porém deve se levar em conta os conceitos que as crianças trazem de fora, que são expostas na mídia e que logo devem ser retrabalhadas de forma correta  na sala de aula.”
E essencial que alem de informa bons hábitos e necessário que os coloque em pratica de forma significativa pra uma boa higiene, para que possam repassar os conhecimentos adquiridos em qualquer ambiente. E para reforçar o auto cuidado pessoal e coletivo dispomos de inúmeras tecnologias que podem auxiliar na formação dos conceitos.

Conteúdo:

A higiene do nosso corpo – deveremos limpar o nosso corpo todos os dias, para termos saúde.
Dramatizações
Exposições de produtos higiênicos
Pinturas e colagens
Desenhos com gravuras voltados para o tema
Utilização de mídia DVD infantil,
Será  explorado o modo de higienização que havia no próprio centro, em locais, como: cozinha, banheiros, etc.

Procedimentos metodológicos:
1 MOMENTO:Identificar e relacionar as etapas do projeto e o caminho a ser seguido para se chegar ao resultado pretendido.
·         Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.
·         Numa segunda brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma “marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar. Sugerir que revezem dentro do grupo de três.
·         Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
·         Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo;
·         Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem;
·         É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar;
·         Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.

2 MOMENTO:Na “rodinha”:

·         Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
      Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para
      Cada parte do corpo que for citada.

·         Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.

·         Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram e encontram-se em um dos CDs que acompanha o presente projeto:

3 MOMENTO:1 - Partes do Corpo:


Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé.

·         Cantar a música dramatizando-a;
·         Pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos;
·         Mostrar gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo.

2 - Pop Pop:

Coloque a mão para frente,
Coloque a mão para o lado,
Coloque a mão para frente,
Balança ela agora
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!

( Repetir com todas as partes do corpo possíveis. )

·         Cantar a música dramatizando-a .

3 -  Remexo:

Ponha a mão na cabeça
Ponha a mão na cintura
Dá um abraço no corpo
Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh! Piaba Sai lá da lagoa.

Cantar a música dramatizando-a.

4 MOMENTO:Em um segundo momento  propor que a turma divida-se em grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo – Modelo em anexo.
 Deixar que os alunos montem e desmontem enquanto houver interesse.










5 MONENTO:Montar bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade por algum tempo – Modelos em anexo.











6 MOMENTO:Os Sentidos...

Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observado no espelho, dançando, tocando-o, relaxando... Passar para a segunda fase do projeto: Explorar os sentidos.

·         Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?

·         Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza, vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
·         Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.

·         Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.


·         Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.



7 MOMENTO:Brincar com o corpo e com os sentidos...

Desenvolver atividades diversas de Psicomotricidade:

·         Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
·         Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
·         Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
·         Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
·         Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
·         Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;
·         Dançar em diferentes ritmos;
·         Pular entre bambolês;
·         Imitar animais;
·         Andar em curvas;
·         Arremessar e agarrar bolas;
·         Brincar de Chefinho mandou;
·         Brincar de Morto-Vivo;
·         Brincar de Estátua;
·         Brincar de cabra-cega;

5.10 - Recursos:

SOM
CD
FOLHA BRANCA
PAPEL PARDO
COLA
TESOURA
GIZ
LAPIS DE COR
ESCOVA DE DENTE
CREME DENTAL
COPO DESCARTAVEL
REVISTAS
JORNAIS
JOGO DA MEMORIA TATIL
JOGO DOS PARES AUDITIVO
LIMAO
DOCE DE LEITE
PERFUME
AGUA SANITARIA
ESPELHO
FIO DENTAL
MAQUINA FOTOGRAFICA

Cronograma:

O projeto será desenvolvido em 2 dias.
1º DIA- 1ºMOMENTO DE IDENTIFICAÇAO
             2ºMOMENTO NA RODINHA
             3º PARTES DO CORPO
2º DIA -1º MOMENTO QUEBRA CABEÇA
             2º MOMENTO MONTAGEM DO BONECO MOVEL
             3º MOMENTO OS SENTIDOS
             4º MOMENTO BRINCANDO COM O CORPO

Avaliação:

As avaliações serão atividades interdisciplinares: coletivas e individuais; oral, escrita; Através de pinturas, recortes de figuras de revistas, colagens de gravuras; Atividades utilizando quebra cabeça, brincadeiras com o corpo, ou por sugestão dos alunos; Os alunos serão chamados na lousa para fazer leitura individual e em grupo e através de conversas formais e informas com alunos
Referências Bibliográficas:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, Meio ambiente. Saúde/ secretaria de Educação Fundamental- Brasília, 1997.
GUEDES, Karla Gisely Maciel Silva.Higiene: Realidade e Desafios para uma vida saudável.

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