Esquema
– Corporal e Órgãos dos Sentidos:
A prática pedagógica é alicerçada na metodologia de Piaget (Teoria
Piaget - que se caracteriza por
ser um método construtivista, por
visar um trabalho grupal, propiciando
o conhecimento do aluno por meio do contato direto
com os objetos dos seus conhecimentos e da interação, com outros colegas, professores, entre
outros. Essa visão preocupa-se em garantir aos alunos a
possibilidade de um completo desenvolvimento, intelectual e sócio-emocional,
que considera como a primeira tarefa de uma educação a formação de
um raciocínio. Essa metodologia utiliza atividades espontâneas. Da criança,
objetivando a construção e suas.
Problema:
É fundamental que os
alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é
preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma
possam desenvolvê-los. A escolha se deu após algumas aulas e observações,
alem de algumas discussões
na própria creche, devido ao contexto em que está inserida. A
escolha do tema do projeto “ESQUEMA CORPORAL” deve-se ao
fato de que alguns alunos apresentam necessidades de cuidados
com o seu corpo e por ser uma comunidade de baixa renda e na
qual os pais têm características culturais isto se amplia.
Objetivos
da capacitação:
1º Compreender que a limpeza
do corpo, principalmente cabelos, pés
e mãos são muito importantes.
2ºInformar aos alunos sobre os cuidados
com a saúde bucal.
3º Adquirir bons hábitos
de higiene em todos os lugares e ocasiões que os ocupam.
4º Incorporar a higiene em seu comportamento de forma
espontânea.
5º Identificar
todas as partes do corpo.
6º
Reconhecer os sentidos.
7º
Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos
amigos.
8º
Vestir-se e desvestir-se sozinhos.
Justificativa:
Os alunos precisam responsabilizar-se e
ter uma crescente autonomia por sua
higiene corporal, percebendo-a como fator de bem-estar e como valor
da convivência social. Portanto, faz-se necessário contribuir com
medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia
no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes das
refeições e após o uso do banheiro, limpeza de cabelos e
unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde
individual e coletiva. É fundamental que os alunos conheçam
bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar
a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.
Deveríamos ter motivos desde criança
até quando idosos em nos preocupar com a higiene do nosso
corpo e só assim teríamos uma boa saúde e retardaríamos as doenças e
a velhice precoce. A tese do projeto é de conscientizar a
Higiene do corpo percebendo que a higiene é importante em nossa
vida, fazendo com que eles reflitam quais são as partes essenciais que deveremos
limpar todos os dias do corpo.
Fundamentação
teórica:
Não
podemos desconsiderar que se a criança na tiver uma boa educação, não terá bons
hábitos de higiene. Onde a escola e o meio que a faz interagir com o que e
correto ou não.alem da escola e considerável que se trabalhe em casa também,
pois se a mesma não tiver o suporte em casa o trabalho feito na escola terá
sido em vão.
Sendo
assim devemos sempre estar cultivando os bons modos de hábitos saudáveis seja
na pratica ambiental coletiva ou corporal pessoal, onde podemos ensinar para
aqueles que não conhecem a importância das mesmas ou ate mesmo para reforçar o
que já se sabe.
Segundo
o Referencial teórico (1997, p.89) “Saúde é o estado de completo bem estar
físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”
Segundo
Guedes (2008)
“Dependendo
do modo que o assunto for abordado poderemos levar os alunos a criar vínculos
de responsabilidades não só em relação a sua saúde mais em todos a sua volta,
sempre respeitando os possíveis limites e tomando sempre o cuidado para não
passar do ponto.”
O
uso continuo de produtos que melhorem a higiene e considerada uma pratica que
deve ser constante onde pode trazer os benefícios para nos seres humanos.
Podemos assim dizer que são maneiras de se prevenir as doenças para que assim,
podemos estar de bem com o nosso corpo. Os padrões de higiene têm aumentado de
acordo com que as doenças sócio-epidemologicas aumentam isso mostra que estes
padrões tentam mostrar tão qual e a importância de sempre estar tomando varias
medidas para promover a saúde entre a população que pode estar relacionada com
a melhoria na higiene.
Grande
parte das doenças que são infecto-contagiosas são encontradas, na maior parte
das vezes em locais que possuem baixos padrões de higiene e limpeza, podendo
havia uma ligação com o tipo de educação que se teve, ou melhor, que não teve
inicialmente.Através de mutirões e instruções podemos aderir novos métodos que
podem ajudar a sociedade não só a melhorar a saúde mais também como se
comportar em relação a sua higiene e a dos outros.
Guedes(2008)
considera que:
“Se
levarmos em conta como a escola tem trabalhado podemos perceber que a mesma
influencia na maneira de formar
cidadãos capazes de cuidar da sua própria
higiene como auxiliar na do próximo. Assim conclui-se que a escola pode ser a
principal mentora de tudo porem não e a única.”
Quando
se for trabalhar com a higiene corporal com as crianças, e necessários que se
construam os conceitos em cima do que elas já sabem, podendo adequar a
linguagem para o meio delas para que se possam compreender associando cada
informação com atitudes realizadas no dia a dia. E sempre importante na hora de
praticas de higiene as crianças estarem sempre acompanhadas de um professor
orientador por que uma visão de fora e de extrema importância para que se possa
facilitar o aprendizado e a compreensão para adquirir novos conhecimentos sobre
a quais são as condições de vida que a população se integra e sobre atos que se
tornam decisivos no cuidado com o corpo. a partir do momento que o aluno
perceber que tais hábitos são indispensáveis
para se viver melhor, em determinada hora poderá as colocar em pratica
regularmente.É a partir daí que possíveis duvidas poderão aparecer, e é neste
momento que se torna necessário o educador. Ser saudável e levar em conta que o
corpo necessita de cuidados especiais e que tais cuidados possibilitam grandes
benefícios.
Segundo
o referencial teórico (1997, p.38):
Para o
aluno conseguir distinguir diferentes hábitos, o mesmo precisa inicialmente
conhecer o seu próprio corpo, sabendo que cada um e diferente do outro eles
apresentam características diferentes e que apenas ele pode ter contanto. E que
atitudes como essa favorece o respeito tanto individual como coletivo em
relação às outras crianças.
Se
os alunos não conhecem as características do seu corpo não terá noções para
poder identificar as atitudes que podem contribuir para o não desenvolvimento
pessoal.
Ainda
de acordo com o referencial teórico (1997, p.39):
“Cada
pessoa aprende em tempos e maneiras diferentes, associando as idéias que são
expostas pela família X escola. E se o professor identificar tais idéias poderá
contribuir decisivamente na formação do conceito de higiene de cada um. Porém
deve se levar em conta os conceitos que as crianças trazem de fora, que são
expostas na mídia e que logo devem ser retrabalhadas de forma correta na sala de aula.”
E
essencial que alem de informa bons hábitos e necessário que os coloque em
pratica de forma significativa pra uma boa higiene, para que possam repassar os
conhecimentos adquiridos em qualquer ambiente. E para reforçar o auto cuidado
pessoal e coletivo dispomos de inúmeras tecnologias que podem auxiliar na
formação dos conceitos.
Conteúdo:
A higiene do nosso
corpo – deveremos limpar o nosso corpo todos os dias, para termos
saúde.
Dramatizações
Exposições de produtos higiênicos
Pinturas e colagens
Desenhos com gravuras voltados para o
tema
Utilização de mídia DVD infantil,
Será
explorado o modo de higienização que havia no próprio
centro, em locais, como: cozinha, banheiros, etc.
Procedimentos
metodológicos:
1
MOMENTO:Identificar e relacionar as etapas do projeto e o caminho
a ser seguido para se chegar ao resultado pretendido.
·
Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a
brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido
deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.
·
Numa segunda brincadeira, ainda nos trios, propor que um
aluno seja uma “marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu
corpo, adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou
sentimentos que queiram expressar. Sugerir que revezem dentro do grupo de três.
·
Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com
uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada
parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
·
Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o
suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo;
·
Todos com seus perfis contornados deverão completar a
figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem;
·
É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno
consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar;
·
Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do
tamanho natural das crianças.
2 MOMENTO:Na “rodinha”:
·
Num segundo momento o professor deve conversar de forma
informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco,
pernas, pés...
Para que servem? – O professor deve
provocar as crianças com esta pergunta para
Cada parte do corpo que for citada.
·
Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as
devidas colocações e orientações.
·
Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já
bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram e encontram-se
em um dos CDs que acompanha o presente projeto:
3 MOMENTO:1 - Partes do Corpo:
Cabeça, ombro,
joelho e pé.
Cabeça, ombro,
joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca
e nariz.
Cabeça, ombro,
joelho e pé.
·
Cantar a música dramatizando-a;
·
Pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e
nos amigos;
·
Mostrar gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo.
2 - Pop Pop:
Coloque a mão para
frente,
Coloque a mão para o
lado,
Coloque a mão para
frente,
Balança ela agora
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!
( Repetir com todas
as partes do corpo possíveis. )
·
Cantar a música dramatizando-a .
3 -
Remexo:
Ponha a mão na
cabeça
Ponha a mão na
cintura
Dá um abraço no
corpo
Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh!
Piaba Sai lá da lagoa.
Cantar a música dramatizando-a.
4
MOMENTO:Em um segundo
momento propor que a turma divida-se em
grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo – Modelo em anexo.
Deixar que os alunos montem e desmontem
enquanto houver interesse.
5 MONENTO:Montar bonecos articulados com as
crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade por algum tempo –
Modelos em anexo.
6 MOMENTO:Os Sentidos...
Já tendo explorado
bastante as partes do corpo, observado no espelho, dançando, tocando-o,
relaxando... Passar para a segunda fase do projeto: Explorar os sentidos.
·
Visão: Mostrar figuras coloridas
pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes;
mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão
vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E
repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
·
Audição: Brincar de identificar sons de
instrumentos, da natureza, vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar
alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de
diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da
audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
·
Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos
vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até
perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
·
Paladar: Brincar de provar diferentes
tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a
importância da língua, de nosso paladar.
·
Tato: Brincar de sentir diferentes
texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) –
provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O
professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos
das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão
tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de
olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.
7 MOMENTO:Brincar com o corpo e com os
sentidos...
Desenvolver
atividades diversas de Psicomotricidade:
·
Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
·
Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na
mão;
·
Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
·
Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
·
Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
·
Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do
professor;
·
Dançar em diferentes ritmos;
·
Pular entre bambolês;
·
Imitar animais;
·
Andar em curvas;
·
Arremessar e agarrar bolas;
·
Brincar de Chefinho mandou;
·
Brincar de Morto-Vivo;
·
Brincar de Estátua;
·
Brincar de cabra-cega;
5.10
- Recursos:
SOM
CD
FOLHA BRANCA
PAPEL PARDO
COLA
TESOURA
GIZ
LAPIS DE COR
ESCOVA
DE DENTE
CREME
DENTAL
COPO DESCARTAVEL
REVISTAS
JORNAIS
JOGO DA MEMORIA TATIL
JOGO DOS PARES AUDITIVO
LIMAO
DOCE
DE LEITE
PERFUME
AGUA SANITARIA
ESPELHO
FIO
DENTAL
MAQUINA FOTOGRAFICA
Cronograma:
O
projeto será desenvolvido em 2 dias.
1º
DIA- 1ºMOMENTO DE IDENTIFICAÇAO
2ºMOMENTO NA RODINHA
3º PARTES DO CORPO
2º
DIA -1º MOMENTO QUEBRA CABEÇA
2º MOMENTO MONTAGEM DO BONECO
MOVEL
3º MOMENTO OS SENTIDOS
4º MOMENTO BRINCANDO COM O CORPO
Avaliação:
As
avaliações serão atividades interdisciplinares: coletivas e individuais; oral,
escrita; Através de pinturas, recortes de figuras
de revistas, colagens de gravuras; Atividades utilizando quebra
cabeça, brincadeiras com o corpo, ou por sugestão dos alunos; Os alunos serão
chamados na lousa para fazer leitura individual e em grupo e através
de conversas formais e informas com alunos
Referências
Bibliográficas:
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais, Meio ambiente. Saúde/ secretaria de Educação
Fundamental- Brasília, 1997.
Disponível em<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf.
Acesso em 22/04
GUEDES, Karla Gisely Maciel
Silva.Higiene: Realidade e Desafios para uma vida saudável.
Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/44304/1/HIGIENE-REALIDADE-E-DESAFIOS-PARA-UMA-VIDA-SAUDAVEL/pagina1.html.>
Acesso em 21/04/2012
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