PLANEJAMENTO DE AULA
DISCIPLINA:
Matemática
ETAPA DE ENSINO: 1° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 1° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 28 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: A turma é bem inquieta, a conversa paralela é persistente e
precisa da intervenção do professor.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA:
Jogo de imagens.
JUSTIFICATIVA:
Utilizar a contagem oral e relacionar número-quantidade.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Matemática
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Ter noção de quantidade; reconhecer números; saber utilizar
a contagem oral e fazer adições entre quantidades apresentadas.
CONTEÚDO:
Números e quantidades.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: Para iniciar a aula, é preciso lembrar a turma que devem ter muita
atenção e raciocínio. Explicar que todos gostarão da aula e dizer que irão
brincar com o jogo das imagens. Entregar algumas imagens para os alunos, que irão
contar a quantidade de objetos encontrados em cada imagem. Também deverão
registrar a resposta na fola sulfite, que poderá ser colada no caderno.
1° Imagem – Sala com 15 alunos
Perguntar quantos alunos tem na
imagem.
2° Imagem – Pista com 09 veículos
Perguntar quantos veículos tem na
imagem.
3° Imagem- Árvore com 11 maçãs.
Perguntar quantas maças tem na
árvore.
4° Imagem – Alguns brinquedos
espalhados o chão.
Perguntar a quantidade de brinquedos.
Depois aplicar uma atividade onde
eles continuarão identificando as quantidades nas figuras e escrevendo ao lado
delas. Para finalizar pedir para que eles contem oralmente.
RECURSOS:
Folhas sulfite, lápis, borracha, tesoura e imagens impressas.
AVALIAÇÃO: Se
dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade
proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com
DISCIPLINA:
Matemática
ETAPA DE ENSINO: 2° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 2° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 25 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: A turma é bem ativa, espontânea, a maioria são filhos de
pais graduados e atendem bem a expectativa da professora.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA: Composição
e reprodução de figuras geométricas.
JUSTIFICATIVA:
Conhecer as formas geométricas.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Matemática
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Diferenciar, compreender e conhecer características de
figuras: formas, lados retos e curvos, etc.
CONTEÚDO:
Formas geométricas.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: Primeiramente relatar aos alunos que eles irão trabalhar com formas
geométricas em recorte de EVA, com seus respectivos nomes, pedir aos alunos
para relatar a diferença entre elas, e o que lembra cada uma delas, depois
passar na mão das crianças as formas geométricas ( circulo, triângulo,
retângulo, etc.) em madeira, trabalhando com o material concreto a fim de fixar
sua características.
Em seguida entregar para eles folhas
brancas A4, cola, tesoura, lápis e pedacinhos de recorte em MDF (com variadas
formas geométricas), e pedir para eles formarem figuras, desenhos, paisagens.
Feito isso cada um apresentará seu trabalho e relatará as formas geométricas
que foram utilizadas em seu trabalho.
Reunir novamente a turma e pedir para
eles encontrarem no interior da sala objetos que tenham formas geométricas já
trabalhadas e pedir para que escrevam o nome do objeto e a forma encontrada ao
lado.
Ex: Quadro de giz- retângulo.
RECURSOS:
Recortes em EVA coloridos, peças em madeira (triângulo, círculos...), folhas
A4, cola, tesoura e lápis.
AVALIAÇÃO: Se
dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade
proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com
Plano
de aula
Público
alvo: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Série/
ano da turma: 3° Ano/2° série
N°
de alunos:
Tempo
previsto para o desenvolvimento da aula: 4 h/A
Perfil
da classe: É uma turma tranquila, aparentemente sem problemas
de comportamento.
Tema
da aula: Vamos multiplicar
Justificativa:
A
multiplicação é uma operação que aparece na situação em que temos que combinar
alguns eventos que são produzidos pela natureza ou pelo homem. Nesses dois
campos, podemos calcular o número dessas combinações usando a multiplicação
como recurso, por isso é bastante importante
dominarmos bem esta área para que consigamos desempenhar bem cálculos do nosso
dia a dia e proporcionar e despertar ao aluno a
capacidade de resolver as propriedades de multiplicação em situações concretas.
Disciplina
vinculada ao tema: Matemática
Objetivos
pretendidos:
·
Desenvolver o sentido da multiplicação
simples
·
Identificar em uma
multiplicação os fatores e o produto.
·
Aplicar e resolver
as propriedades da multiplicação.
Conteúdo:
Multiplicação
Situação
didática:
A aula se iniciará com
a introdução do tema “multiplicação”, o que é, quais as formas de multiplicar e
o que são fatores e produtos, dando alguns exemplos utilizando o quadro com os
seguintes problemas:
Encontre os resultados:
a) 2 vezes 6 palitos,
são palitos
2 x 6 = |
|
b) 3 vezes 2 flores, são flores.
3 x 2 = |
|
c) 2 vezes 4 triângulos, são triângulos
2 x 4 = |
|
d)2 vezes 4 bolas são bolas
2 x 4 = |
|
Mostre como fazer usando objetos ou
figuras para que fixe melhor como se funciona a multiplicação.Logo em seguida
passe essa atividade no quadro explique como fazer e deixe que façam sozinhos.
3x 5 = 5
|
Que
algarismo devemos colocar no lugar da para que a conta fique correta?
5) Siga o modelo:
2 + 2+ 2 → 2x 3 = 6
a) 5 + 5 → 5 x =
b) 2 + 2 + 2 +2 +2 + 2 + 2 → 2 x =
c) 3 + 3 + 3 → 3 x =
d) 4+ 4+ 4 +4 → 4 x =
2 + 2+ 2 → 2x 3 = 6
a) 5 + 5 → 5 x =
b) 2 + 2 + 2 +2 +2 + 2 + 2 → 2 x =
c) 3 + 3 + 3 → 3 x =
d) 4+ 4+ 4 +4 → 4 x =
d) 5+5+5+5→ 5 x =
Após o lanche e o recreio finalizar a atividade do quadro e
fazer a correção.
Para
finalizar, entregar a eles uma folha com um dominó-tabuada para eles jogarem.
Recursos:
quadro, giz, carderno, jogo dominó-tabuada
Cronograma:
07h30 min
ás 07h40 min – Chegada e
acomodação da turma.
Avaliação:
A avaliação será
por meio de resolução de exercícios em sala de aula, bem como através de sua
participação durante a aula.
Referências
bibliográficas:
MEDEIROS, Celme Farias.
Nova aquarela do saber: livro integrado. 4°
ano. Editora Brasil.
SHEIDMANDEL, Alberto Nilo. Matemática. 3ª
série.
Plano de aula
Público alvo: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Série/ ano da turma: 5°ano/ 4° serie
N° de alunos:
28
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 4 horas
Perfil da classe: É uma turma tranquila, aparentemente sem problemas de comportamento.
Tema da aula:
Medidas de comprimento
Justificativa:
Desde a
Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles
possuía suas próprias unidades-padrão.
Com o
desenvolvimento do comércio ficavam cada vez mais difíceis a troca de
informações e as negociações com tantas medidas diferentes.
Era
necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada grandeza.
Foi assim
que, em 1791, época da Revolução francesa, um grupo de representantes de vários
países reuniu-se para discutir a adoção de um sistema único de medidas. Surgia
o sistema métrico decimal.
Metro
A palavra metro vem do gegro métron e significa "o que
mede". Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a décima
milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa
por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.
Para medirmos comprimento, usamos como unidade o
metro, que representamos pelo símbolo M (Lê-se metro).
Medidas maiores que o metro:
1000 m = 1km (quilometro)
100 m = 1hm
(hectômetro)
10 m = 1 dam ( decâmetro)
Medidas menores que o metro :
1 m = 10 dm (decímetro)
1m = 100cm (centímetro)
1m = 1000 mm (milímetro)
Disciplina vinculada ao tema: Matemática
Objetivos pretendidos:
· Identificar as Unidades de Medidas de comprimento
·
Reconhecer
os Múltiplos e Submúltiplos do metro.
·
Aprender a utilizar as medidas
de comprimento
Situação didática:
Iniciar a aula falando sobre as unidades de
comprimento sobre unidade padrão de medidas de comprimento, o “metro”, e de
seus múltiplos e submúltiplos mais conhecidos, o quilometro, o centímetro e o
milímetro, utilizar o quadro na explicação. Falar sobre os submúltiplos usando
uma fita métrica.
Em
seguida pedir aos alunos que meçam objetos pequenos como o estojo ou caderno e
perguntar qual unidade de medida é mais conveniente para essas medições
(espera-se que os alunos citem o centímetro). Na régua será possível mostrar
que um centímetro equivale a uma centésima parte do metro e consequentemente, o
milímetro que é igual a uma décima parte do centímetro corresponde a uma
milésima parte do metro.
Logo após
a explicação entregar as seguintes atividades:
1- Escreva usando os símbolos:
a) Quatro
metros________________
b) Vinte
quilômetros______________
c) Cinco
decímetros______________
d) Três
centímetros _______________
e) Sete
milímetros _______________
f) Um metro
e doze centímetros _____________
2-Escreva
com se lê
a) 3
m___________________________
b) 100
km_______________________
c) 10dm________________________
d) 5
cm_________________________
e) 9
mm________________________
f) 2cm e
4mm____________________
3-Qual é
a unidade de comprimento mais adequada para medir:
a) O
comprimento da sala de aula?__________________
b) A
distância entre cidades?_______________________
c) O
comprimento do lápis?_______________________
d) A
espessura da capa do livro?____________________
e) O raio da
terra?_______________________
f) A altura
de um poste?______________________
4-Circule a medida mais adequada:
a)
Comprimento de um ônibus: 10 cm 10 m 10 km
b)
Comprimento de uma caneta: 15 cm 15m 15 km
c)
Comprimento de um inseto: 3 cm 3
m 3 km
d)
Distância da Terra à Lua: 356 000 m
356 000 dm 356 000 km
|
|
Depois, meça-o com uma régua:________________
Qual foi a
diferença entre a estimativa e a medida?.
6-Paulo saltou l metro e 50
centímetros.
a)
Quantos centímetros ele saltou?
b) Quanto a mais ele deveria saltar
para atingir 2
7-Ana tem 120 centímetros de altura. Vânia é mais baixa que Vanessa. Marisa é mais alta que Vânia. Vânia é mais
alta que Ana.
a)
Escreva em metros c centímetros a altura de
Ana:
Ana:
b)
Quem é a mais baixa de todas?____
c) E possível dizer quem é a mais alta
de todas?_____
8-Estime a largura e o comprimento, em milímetros, deste livro de matemática.
Depois, meça-o com uma régua e compare sua
estimativa com a medida real.
Estimativa Medida
Comprimento: Comprimento:
Largura: Largura:
9-O que é maior:
a)375 metros ou 4 quilômetros?_______________
b)250 centímetros ou 24 metros?_______________
10-Samuel comprou 1metro de fio por 2,oo reais. Depois, voltou para
buscar mais 75 centímetros. Quantos ele gastou ao todo?_________________________
11-Um adesivo para curativo mede cerca de 7,5 centímetros.
Quantos milímetros ele mede?_________________
12-Eli mediu uma tira de papel de 2,7 centímetros. Cleber cortou uma
tira de 3,5 centímetros. Quantos milímetros a tira de Cleber tem a mais que a de Eli?_________
Recursos: quadro, giz, folhas, fita métrica, copia de atividades.
Cronograma:
07h30min ás 07h40min As
crianças se organizam em filas e seguem para a sala.
07h50min ás 08h40min A aula se
iniciará com a introdução do tema “medidas de comprimento”, com explicação no
quadro.
08h40 ás 09h20min Entregar
uma folha com atividades.
09h20min ás 09h50min
Explicar sobre as atividades
09h50min às 10h20min Lanche
10h20min às 10h40min Recreio
10h40 as 11h20 Fazer
correção com os alunos
11h20 as 11h40 Momento de
tirar as duvidas sobre o conteúdo
11h40 as 12h00min
Encerramento
Avaliação: A
avaliação será por meio de resolução de exercícios em sala de aula, bem como
através de sua participação durante a aula.
Referências bibliográficas:
DANTE, Roberto Luiz.
Vivência / Construção Matemática volume 4.
Editora ática; São Paulo 2002.
Uauu! Adorei !
ResponderExcluirachei super interessante
ResponderExcluirMuito interessante, bem explicadinho.
ResponderExcluirResposta da atividade
ExcluirValeu! Vai me ajudar bastante. Obrigado!
ResponderExcluirObrigado muito bom parabéns.
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